
A realização deste filme foi um passo corajoso por várias razões, não sendo a menor o cepticismo dos vinte milhões de leitores que prestam verdadeiro culto àquela trilogia.
O filme contém animação e cenas live-action utilizando a técnica rotoscoped para dar-lhe uma aparência mais consistente e real a toda a acção do filme. Cada cena foi primeiramente filmada em imagem real, com os actores vestidos com trajos contrastantes, recriações dos modelos que os artistas-animadores previamente tinham concebido. As cenas foram rodadas sob a direcção de Bakshi, e a acção dos personagens impressionada em filme, sem fundo nem pormenor, o que teria feito ascender de forma incalculável o orçamento do registo em imagem real.
O filme foi então projectado em alto-contraste, e cada fotograma desenhado, ou a maior parte dos fotogramas desenhados de acordo com as exigências da acção, respeitando os traços do Movimento original. Os artistas de Bakshi, usando os fotogramas originalmente impressionados com a imagem real, reilustraram literalmente a acção de acordo com o estilo escolhido. Efectivamente, este processo eliminou os enormes e, na opinião de Bakshi, desproporcionados esforços que, normalmente afligem o animador para criar a sensação de um movimento convincente.
Os estúdios Rankin-Bass produziram uma pré-sequela, "O Hobbit" em 1977, e em 1980 a sequela "O Regresso do Rei".
História
Os Hobbits são um povo na Terra-média que vivem no Shire. Eles sempre viveram em paz, até ao dia em que Bilbo, um Hobbit aventureiro ,bastante fora do comum, rouba um pequeno anel de ouro a Gollum, uma criatura das montanhas. No dia do seu aniversário, Bilbo decide que está a ficar velho e que quer partir para Rivendell, a Casa de Elrond, onde poderá acabar o seu livro de aventuras.
Na noite do seu aniversário, Bilbo dá um discurso e, dissimuladamente, põe o seu Anel no dedo, o que lhe dá invisibilidade. Bilbo parte nessa noite, apenas com o conhecimento de Gandalf, e deixa o anel mágico ao seu sobrinho, Frodo. Gandalf pede a Frodo que leve o anel até Rivendell, onde estará mais seguro. Frodo aceita e parte para Rivendell na companhia de Sam, Pippin e Merry,. Pelo caminho Frodo descobre que está a ser perseguido pelos Espectros do Anel, os nove servidores de Sauron, o Senhor das Trevas.
Em Bree ,os quatro Hobbits conhecem Aragorn, que os guiará até Rivendell. Pelo caminho, Frodo é ferido por uma espada Morgul, que lhe deixa uma ferida terrível que só Elrond sabe curar.
Finalmente em Rivendell, Frodo recupera, e num conselho privado, é decidido o destino do Anel e quem o irá transportar, para ser destruído. A irmandade é assim formada, sendo constituída por Frodo, Sam, Merry, Pippin, Gandalf, Aragorn, Boromir, Legolas e Gimli.
No caminho para Mordor, a irmandade encontra muitos obstáculos, um dos quais um Balrog (um demónio) nas minas de Mória, onde Gandalf morre ao tentar atrasar a besta.
A irmandade segue para Lothlórien, onde Celeborn e Galadriel os acolhem e oferecem presentes, entre os quais barcos, nos quais a irmandade desce o Grande Rio. Numa das margens do Rio, a irmandade desfaz-se e Frodo e Sam seguem, ás escondidas, a viagem para Mordor.
O filme estreou em Portugal a 05 de abril de 1980. Mais tarde, foi editado em VHS com dobragem brasileira. Entretanto foi lançado em dvd com dobragem portuguesa produzida para esta edição.
0 comentários on "1978 - O Senhor dos Aneis"
Postar um comentário