Em 1990, a Universal Studios adquiriu os direitos de adaptação do personagem, e planejava um filme de baixo orçamento dirigido por Stuart Gordon, mas não se concretizou, com os direitos sendo adquiridos pela 20th Century Fox em 1996. Nicolas Cage e Tom Cruise expressaram interesse pelo papel de Tony Stark, e um roteiro fora escrito por Stan Lee, Jeff Vintar (Eu, Robô), e Jeffrey Caine (GoldenEye), mas em 1999, após Quentin Tarantino ser convidado a dirigir e não chegar a nenhum acordo, os direitos foram vendidos para a New Line Cinema. Com diversos roteiros sendo considerados no período, um escrito por Tim McNalies (The Iron Giant) seria filmado por Nick Cassavetes começando em 2004, e com o projeto nunca se iniciando, a New Line passou os direitos do filme de volta para a Marvel.
Em novembro de 2005, Marvel resolveu começar o filme do zero, anunciando que seria seu primeiro filme independente. Jon Favreau, que trabalhara antes com a Marvel em Demolidor, foi escolhido para dirigir em abril de 2006, e o roteiro final fora uma fusão de dois textos diferentes (um por Arthur Marcum e Matt Holloway, outro por Mark Fergus e Hawk Ostby) por John August (Big Fish), que acabou não creditado. Diversos roteiristas da Marvel também instruíram Favreau em seu script. Favreau disse que queria um filme de espionagem, citando influências de Tom Clancy, James Bond, RoboCop, e o filme Batman Begins, e mudou as origens do herói da Guerra do Vietnã para o Afeganistão para ter uma abordagem contemporânea. Como o filme teria um tom realista, o arquiinimigo do Homem de Ferro, o Mandarim, foi deixado para uma possível continuação por ter poderes baseados em magia, e o Monge de Ferro entrou no filme após Jeff Bridges se juntar ao elenco.
Favreau queria um anônimo como Tony Stark, mas escolheu Robert Downey Jr. (um fã do personagem) por este ter "seus piores e melhores momentos ás vistas do público", e parecer capaz de criar um "canalha simpático". Downey Jr. malhou 5 dias por semana e treinou artes marciais para entrar em forma para o papel. Terrence Howard foi escolhido para James Rhodes porque Favreau achou que ele serviria para ser Máquina de Combate na continuação, e Howard se preparou visitando os militares na Nellis Air Force Base. Paul Bettany fez Jarvis como um favor para Favreau (com quem trabalhou em Wimbledon), e disse que não sabia para qual filme estava fazendo as sessões de dublagem. [1]
O Homem de Ferro mora em Nova York, mas Favreau achou que haviam filmes demais da Marvel passados lá, então mudou o cenário para Los Angeles. As filmagens começaram em Março de 2007, em antigos estúdios da companhia de Howard Hughes (que por coincidência, inspirou Stan Lee na criação do personagem) em Playa Vista. Outras locações incluíram a Edwards Air Force Base, e Lone Pine e Olancha como as dunas do Afeganistão.
James Rhodes é o alter ego do Máquina de Combate, que é um outro herói com o mesmo tipo de armadura tecnológica que o Homem de Ferro, alias há uma cena do filme da qual ele olha um outro protótipo de armadura e diz: "Deixa para próxima".
Houve a participação de um agente que no final se identificou como da S.H.I.E.L.D. Cogitava-se a participação de Nick Fury, mas foi deixada de lado neste filme, aparecendo apenas como cena pós-créditos, portanto, não saia do cinema antes do final dos créditos.
Houve uma citação de Raza, o líder dos inimigos afegãos do grupo "Dez Anéis", que fez uma grande referência a Gengis Khan. Essas características lembram o vilão do herói nos quadrinhos Mandarim, que possuia dez anéis e se dizia descendente do imperador mongol.
O diretor Favreu fez uma participação como o chofer Hogan, personagem que nos quadrinhos dos anos 60 foi rival amoroso de Stark e acabou se casando com Pepper.
A canção Iron Man da banda inglesa Black Sabbath fez parte da trilha sonora do filme. Considerado um dos maiores sucessos dos anos 70, Iron Man não tem nada a ver com o personagem, embora a associação entre ambos tenha sido inevitável.
O nome do computador a bordo da armadura, Jarvis, é o mesmo do personagem dos quadrinhos que é mordomo dos Vingadores, contratado por Stark para servir o super grupo. Esse computador se assemelha ao computador de Reed Richards do Quarteto Fantástico, Harry.
Como é costume nos recentes filmes com heróis da Marvel, o quadrinista Stan Lee (co-criador do personagem e co-produtor executivo do filme) faz uma pequena participação como Hugh Hefner (o criador da playboy: ele está em uma festa conversando com mulheres, quando Stark passa por ele e lhe diz para ter cuidado com o coração.
Homem de ferro é uma boa sugestão, mas o robô no filme é feito de Liga de Titânio e Ouro
O filme é centrado em Tony Stark, um inventor que dirige uma milionária empresa que cria armas para as Forças Armadas. Ao visitar o Afeganistão, junto com seu melhor amigo, o tenente coronel do exército James Rhodes, Stark é capturado por um grupo insurgente afegão e preso.
Durante a captura, fragmentos metálicos de uma explosão atingem o peito de Stark e chegam ao coração. Sua vida é salva pelo Dr. Yin Sen, um inventor chinês, também prisioneiro dos afegãos, que usa uma eletroíma e uma bateria de carro para criar um avançado aparelho que mantém o coração de Stark funcionando.
No cativeiro, Stark e Yinsen são coagidos a criar o míssil Jericó, um míssil com grande poder de fogo das Indústrias Stark. Aproveitando-se da chance, eles constroem uma armadura especial para fugir, mas Yinsen dá a vida por Tony, que é resgatado.
De volta a Malibu, Stark começa um relacionamento amoroso com sua secretária, Virgínia "Pepper" Potts, e é seguido pela articulista da revista Vanity Fair, que o considera um "Mercador da Morte".
O grande vilão do filme é Obadiah Stane, um executivo, mentor de Stark e presidente de suas indústrias, que deu coordenadas e informações para que os insurgentes afegãos seqüestrassem Tony. Os captores entregam a Stane o modelo da primeira armadura criada por Stark, que foi usada em sua fuga, e que serviu como base para sua avançada armadura, a Mark III, usada para combater o crime como Homem-de-Ferro.
Quando é revelada a verdadeira intenção de Stane e sua participação no seqüestro de Stark, ele usa a nova armadura que criou para tentar matar Stark.
Homem de Ferro (Iron Man), é um filme baseado em um dos mais conhecidos heróis da Marvel Comics. Dirigido por Jon Favreau e estrelado por um elenco recheado de atores e atrizes famosos, dentre eles Robert Downey Jr. como o protagonista Tony Stark/Homem de Ferro, o filme foi lançado em 30 de abril de 2008, e é o primeiro filme independentemente produzido pela Marvel Studios, baseado em seu novo plano de negócios
Agora todos os fãs devem estar se perguntando , como será o Iron Man 2 ... Só nos resta esperar ...
0 comentários on "Iron Man Danificado em Batalha!"
Postar um comentário