Popeye tem como principais características: seu uniforme de marinheiro (que era de cor escura no início, mudando mais tarde para branco, como são os uniformes da marinha); possui duas tatuagens de âncoras nos dois braços, e está sempre com um cachimbo feito de sabugo de milho, por causa disso ele só fala com um dos cantos da boca, em quanto segura o cachimbo com o outro canto do outro lado do nariz; tem a cara meio deformada, sempre com um olho fechado, e um protuberante queixo partido ao meio. Em suas primeiras aparições não era careca, possuia vários fios de cabelo despenteados em baixo do quepe de marinheiro que, com as mudanças no design do personagem durante os anos, foram sendo reduzidos para apenas três ou dois fios.
Diferente do que muitos pensam, o personagem não apresenta uma idade tão avançada, mas tem apenas um "rosto deformado", pois ele nunca foi mostrado em seus desenhos com a idade de um "homem velho". Em um curta-metragem de 1953 chamado "Popeye, the Ace of Space", é revelado que o personagem tem na verdade 40 anos; em Popeye o Filme de 1980 (que traz Robin Williams no papel principal), o marinheiro é descrito com cerca de 30 anos. Curiosamente no site oficial popeye.com, as idades dos personagens são descritas desta forma: Popeye tem 34 anos, Olívia tem 29, e Brutus 36.
O significado do nome do Popeye é "olho estourado", ou também "olho arrebentado" "saltado" ou "arrancado", ele é chamado assim pelo fato de ser um marinheiro caolho. Um fato curioso é que nas animações do início dos anos 30 Popeye era mesmo caolho, e não possuia o seu olho direito, mas em meados dos anos 40 essa característica foi tirada do personagem e ele passou apenas a ficar com um dos olhos fechados, sempre trocando de um para o outro, e as vezes mantendo os dois olhos abertos.
Nos quadrinhos a primeira aparição de Popeye foi em uma tirinha em 1929 (versão colorida mais tarde), contracenando com o irmão da Olívia, Castor Palito, e a Galinha Mágica Bernice. Ele surgiu em 1929 nas tiras de quadrinhos "Thimble Theatre" ("Teatro em Miniatura") de E. C. Segar no "New York Journal". Em uma história publicada em 17 de janeiro de 1929, o irmão da Olívia, Castor Palito, estava voltando de uma viagem de navio em busca de Bernice, uma lendária galinha mágica, que emitia o ruído "whiffle" (e por isso era chamada de "Galinha Whiffle"), que podia dar força e invulnerabilidade a quaquer um que esfregasse suas penas. Castor então resolve contratar mais um marinheiro para a sua tripulação: ele chega em um cais e pergunta a um homem com uniforme de marinheiro: "Ei, você aí! Você é um marinheiro?" e ele o responde: "Você achou que eu fosse um cowboy?!".
Os quadrinhos no Brasil do Popeye também se tornaram muito famosos, e foram publicados pela primeira vez em 1936. Nessa época, Popeye e Olívia tiveram os seus nomes traduzidos nas primeiras publicações: Popeye se chamava "Brocoió", e Olívia de "Serafina". Porém, os nomes não fizeram sucesso e acabaram mudando para os que são conhecidos até hoje em dia. Em alguns antigos gibis do Popeye outros personagens também tiveram traduções para os seus nomes: o bebê Gugu já foi chamado de "Zezé" (não só nos quadrinhos, mas também na dublagem paulista de Popeye o Filme), e o Dudu chegou a ser chamado de "Pimpão". From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.

0 comentários on ""Popeye - 1929""
Postar um comentário