1995Estréia ”Toy Story”, da Pixar e da Disney, o primeiro longa-metragem de animação produzido inteiramente em computador – e em 3D (três dimensões).Sua produção contou com 27 animadores, que precisaram de 800 mil horas para gerar e renderizar (transformar formas geométricas em objetos 3D com textura) as imagens nos cerca de 120 computadores especiais usados no processo.
O plano inicial, em que os desenhistas fazem um rascunho dos personagens, e depois montam o layout, foi mantido, mas, em vez de desenhar, preencher e pintar os desenhos, os animadores manipularam digitalmente polígonos preenchidos rapidamente e passaram cada quadro pelo processo de sobrepor sombras de cores, texturas e reflexos, enquanto preenchiam um quadro por vez.
Para conseguir curvas orgânicas e formas humanas, foram esculpidas estátuas de barro tridimensionais, que depois foram escaneadas com um digitalizador tridimensional portátil, que traduz objetos em dados que o computador interpreta conectando os pontos da superfície.
Quando a forma do modelo é mapeada no computador, pode ser vista de todas as perspectivas. Para fazer o público acreditar que os brinquedos tinham emoções e vontade própria, os bonecos ganharam centenas de movimentos: Woody (o boneco cowboy) ganhou mais de 700 controles de animação (sendo 212 no rosto, incluindo 58 só para a boca).
Depois da iluminação, a tomada estava pronta para o preenchimento final, onde uma impressora digital de filme especialmente inventada tomou o lugar dos seres humanos e combinou formas, cores e efeitos para cada um dos 110 mil quadros. Assim foi criado o primeiro de todos os filmes de animação digital.

0 comentários on "Toy Story"
Postar um comentário