30 anos de Garfield

O mais preguiçoso, sarcástico e carismático gato do mundo, Garfield, completa hoje 30 anos.

Criado pelo cartunista americano Jim Davis, o bichano é a estrela de uma das tirinhas mais famosas da história, sendo publicado em cerca de 2570 jornais (ele perde apenas para Peanuts, segundo a Wikipedia).

Garfield já foi levado também para a TV, cinema e jogos. Pra registrar o aniversário do personagem, fica aí a “história de vida” do mesmo e algumas tirinhas:

Garfield estreou em 19 de Junho de 1978. Tinha traços disformes, bochechas enormes e olhos pequenos. Já mostrava sarcasmo:

Jon – Oi, eu sou Jon Arbuckle, e esse é meu gato, Garfield. Garfield – Oi, eu sou Garfield, sou um gato, e esse é meu cartunista, Jon.

A tira ironiza pessoas que transformam os animais de estimação nos “donos da casa”. Também mostra um gato atuando como homem (inclusive, andando em 2 patas) e enfrentando problemas humanos (dieta, tédio, aversão às segundas-feiras, etc.).

Em 1980, Jim Davis redesenhou Garfield, com olhos ovais e barriga menor, dando como justificativa uma dieta forçada.

Em 1982, Garfield estrelou um especial de TV chamado Aí vem Garfield. Outros onze especiais foram feitos até 1991; uma série animada, Garfield e Seus Amigos, foi produzida entre 1988 e 1995. O gato fora dublado no Brasil por Carlos Marques
.
Em 7 de Junho de 1999, a tirinha tornou-se colorida.

Em 2004, foi lançado Garfield, o Filme, que usou um Garfield criado por computação gráfica e dublado por Bill Murray (a versão brasileira é dublada pelo ator Antônio Calloni). Um segundo longa-metragem, Garfield 2, foi lançado em 2006.

Em 2007 foi lançado um filme chamado Garfiel Cai na Real (Garfield Gets Real) em desenho de computação gráfica, baseado nos quadrinhos. (via Wikipedia)

0 comentários on "30 anos de Garfield"

Postar um comentário

 

Fãs de Desenhos Copyright © 2009 Girl Music is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez